quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Computação em Nuvem

A ideia da Computação em Nuvem (em inglês, Cloud Computing) se dá pelo uso de memória e da capacidade de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados via internet, seguindo o princípio da Computação em Grade/GRID (divisão de tarefas entre máquinas) .


O armazenamento de dados é feito através de serviços que podem ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer momento, tendo um acesso a internet. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, ou seja, através de um computador com acesso a internet, é possível ter acesso a esses recursos. O uso desse modelo (remoto) é mais viável do que o uso de unidades físicas.

O requisito mínimo para poder usufruir da Computação em Nuvem é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet. O computador torna-se apenas um chip ligado à Internet e ao serviço de nuvem, sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado e mouse) e saída (monitor).


Grande empresas da informatica estão disponibilizando esses serviços baseados em computação em nuvem. Algumas delas são:
Amazon Web Services (AWS) - Amazon
Azure - Microsoft
Google Cloud - Google







Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Computa%C3%A7%C3%A3o_em_nuvem

Um comentário:

  1. O interessante da área de computação é que algumas coisas meio que se repetem. Se voltarmos para a década de 80, era a moda o uso dos terminais burros. Esses não tinham quase poder de processamento algum, apenas recebiam os comandos do usuário e passavam para o servidor central. A diferença para hoje em dia é que os computadores domésticos possuem o poder de processamento, mas o processamento real ocorre no servidor.

    Como sugestão, seria interessante falar sobre o SOA (Arquitetura orientada a serviços).

    ResponderExcluir