terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Nuvem de dispositivos

Sabemos que hoje em dia os dispositivos computacionais evoluíram e evoluem de uma forma gigantesca. Uma gama de recursos tecnológicos nos permitem estar sempre conectados, seja lá onde nos encontramos. Serviços de armazenamento em nuvem permite que mesmo um dispositivo mais simples execute serviços mais avançados. Mas, o que está de fato formando uma nuvem?
As aplicações distribuídas nos permitem maior confiabilidade no trânsito de informações, apesar de aumentar consideravelmente a complexidade do sistema em que se encontra. Esse emaranhado de dispositivos funcionando ao mesmo tempo culmina em um todo poderoso, com um poder incrível de processamento. Os servidores que proveem serviços dividem a execução das aplicações com os seus receptores, criando uma cadeia de processamento. Assim, forma-se uma nuvem de dispositivos conectados, cada um com sua capacidade individual unindo-se para formar uma cadeia poderosa. E assim é gerada a Cloud Computing, ou Computação em Nuvem. Temos inúmeras aplicações existentes, a exemplo do Google Drive, Dropbox e OneDrive, que são os mais populares. A correta distribuição dos recursos disponíveis faz com que aconteçam coisas incríveis, mesmo em dispositivos não muito potentes. Cada vez mais tecnologias com essa finalidade estão sendo criadas, permitindo mais serviços e facilitando a vida dos seus usuários.


Fonte:
https://corporate.canaltech.com.br/noticia/cloud-computing/Dispositivos-na-Nuvem-ou-uma-Nuvem-de-dispositivos/
https://www.oficinadanet.com.br/imagens/post/755/cloud-computing.jpg
http://www.estudopratico.com.br/wp-content/uploads/2015/10/o-que-e-computacao-em-nuvem.jpg

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Realmente é um tema de grande importância, visto que podemos utilizar a nuvem como um meio de colaboração entre vários usuários. Como por exemplo no Trabalho de Conclusão do Curso em dupla, onde os integrantes para trabalhar em conjunto não precisão estar necessariamente no mesmo local.
    E também oferecer uma forma de armazenamento, viabilizando a segurança em caso de perca, roubo ou defeito no equipamento físico.

    Fora a integração direta entre seus proprios equipamentos como Smarthphones, Tablets, Notebooks e entre outros...

    ResponderExcluir
  3. Sem esquecer da "internet das coisas" que com certeza aumentará esse nuvem de dispositivos.

    ResponderExcluir