Segue abaixo algumas das características de plataformas de cloud computing mais utilizadas hoje em dia.
Dropbox
O Dropbox é um serviço para armazenamento e compartilhamento de arquivos. A Dropbox Inc., sediada em San Francisco, na Califórnia, é a desenvolvedora do programa que disponibiliza centrais de computadores que armazenam os arquivos dos clientes.
Funciona da seguinte maneira: quando os arquivos são copiados para os servidores do Dropbox, eles passam de maneira automárica a ficarem acessíveis a partir de qualquer computador ou dispositivo que tenha acesso à internet. A ideia é colocar disponíveis arquivos sincronizados entre computadores em quaisquer lugares do mundo que tenham a aplicação instalada.
O alcance do Dropbox gira em torno de 25 milhões de pessoas no mundo todo. A versão gratuita oferece 2 GB de espaço na nuvem para sincronizar e compartilhar arquivos com outros usuários. O valor de mercado da Dropbox Inc, em 2014, foi avaliado em cerca de US$ 20 bilhões.
Google Drive
É o serviço de armazenamento e sincronização de arquivos entre usuários que tem conta no Gmail, o e-mail do Google. Lançado em 2012, o Drive (como é chamado no dia a dia) abriga o Google Docs, integrando layouts de planilhas, documentos e apresentações que podem ser compartilhados e editados por diversas pessoas ao mesmo tempo.
iCloud
O iCloud é o sistema de armazenamento em nuvem desenvolvido pela Apple. Lançado em 2011, a plataforma de computação em nuvem dá aos usuários a possibilidade de compartilhar e-mails, contatos, documentos entre os dispositivos iOS. Com o iCloud configurado é gerada uma conta de e-mail e com espaço de 5 GB (gratuito).
Há também a possibilidade de sincronizar, através da tecnologia em nuvem, dispositivos com Windows instalado para atualizar o conteúdo dos demais aparelhos Apple do usuário.
Fonte: http://tecnologia.ig.com.br/2016-08-15/nuvem.html.
Nenhum comentário:
Postar um comentário