Os serviços de nuvem podem se dividir em três grandes categorias:
IaaS (infraestrutura como serviço) - A categoria mais básica de serviços de computação em nuvem. Onde você aluga infraestrutura de TI, servidores e VMs (máquinas virtuais), armazenamento, redes e sistemas operacionais, de um provedor de nuvem em uma base pré-paga.
PaaS (plataforma como serviço) - Refere-se aos serviços de computação em nuvem que fornecem um ambiente sob demanda para desenvolvimento, teste, fornecimento e gerenciamento de aplicativos de software. O PaaS foi criado para facilitar aos desenvolvedores criarem aplicativos móveis ou Web rapidamente, sem se preocupar com a configuração ou o gerenciamento de infraestrutura subjacente de servidores, armazenamento, rede e bancos de dados necessários para desenvolvimento.
SaaS (software como serviço) - método para fornecer aplicativos de software pela Internet, sob demanda e, normalmente, em uma base de assinaturas. Com o SaaS, os provedores de nuvem hospedam e gerenciam o aplicativo de software e a infraestrutura subjacente e fazem manutenções, como atualizações de software e aplicação de patch de segurança. Os usuários conectam o aplicativo pela Internet, normalmente com um navegador da Web em seu telefone, tablet ou PC.
Às vezes, eles são denominados pilha de computação em nuvem, pois são compilados um sobre o outro. Saber o que eles são e como são diferentes ajuda a compreender qual a melhor solução para o que precisa.
fonte: https://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-is-cloud-computing/
Como complemento, venho a dizer sobre a grande quantidade de serviços de cada vez vem se tornando nossa realidade, e demonstra o poder de um deles, que é o exemplo do Netflix.
ResponderExcluirOnde não necessitamos mais efetuar o Download dos filmes, seriés e quaisquer midia dinamica, agora efetuamos está tarefa por este aplicativo, e o mesmo vem rendendo milhões para seus criadores.